segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bella Venezia

Não sei se têm razão aqueles que chamam ao Grand Canale de Veneza a mais bela avenida do mundo... Mas posso de certeza afirmar que está certamente entra as mais bonitas! Não por que tenha edifícios modernos e elegantes, não por possuir passeios largos por onde andam centenas e centenas de pessoas ao mesmo tempo, mas por um único motivo: a magia que rodeia Veneza! Não me considero uma pessoa particularmente romântica, nem fui a Veneza de lua-de-mel, no entanto, assim que saí da estação de comboios, fiquei imediatamente contagiada... Pela magia, pela beleza, pela grandiosidade e até pela simplicidade (aparente...) com que aquele lugar nos "inunda" quando os nossos olhos se deparam com a majestosa e única Veneza...

Aqui está ele, o Grand Canale. Só o início, pois ele é enorme e muito movimentado também!!

A ponte de Railto, um dos exlibris da cidade e o um dos locais onde vão dar quase todas ruas. Veneza é labiríntica e a quem anda por lá em exploração individual (sem guia) dá bastante jeito saber para onde fica o hotel desde a ponte de Rialto... Ao fim de algumas horas a andar por lá, confirmei a ideia com que tinha ficado quando pesquisei sobre a cidade na net: em Veneza, esquece os mapas...

O outro ponto onde todos os caminhos vão dar, não é a Roma, que fica a várias centenas de km, mas à magnífica Praça de S. Marcos, recheada de turistas e coroada pela sua lindíssima basílica, do alto da qual foi tirada esta foto...

E para terminar, esta minha pequena homenagem à cidade que me deslumbrou e que durante 4 dias me fez pensar que estava num filme com algumas dezenas de anos, aqui ficam algumas curiosidades:

Um engarrafamento de gôndolas... Coisa só possível ali mesmo, eheheh...
A prova que não exagerei quando disse que as ruas vão todas dar a 2 sítios...

Como se vê o Grand Canale de dentro de uma gôndola...

E o que acontece na Praça de S. Marcos quando a maré sobe muito... E aqui ainda estava no início...

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Adorei as fotos e sabes que mais: a inveja é muito feia mas ....que inveja eu tenho de ti Reg!!!!! Sua viajante!!!

Beijinhos