quinta-feira, 1 de abril de 2010

Evoluindo...

As nossas prioridades mudam. Nós mudamos, elas também. É tão estranho como a vida nos leva a mudarmos tanto e muitas vezes só damos por isso quando nos deparamos com determinadas situações. Ultimamente, tenho-me sentido um pouco egoísta, algo que nunca fui, muito pelo contrário. Sempre pus toda a gente à minha frente. Os interesses dos outros, os sentimentos, o bem-estar, as opiniões... Não que fosse uma pessoa passiva, nada disso. Mas ao ter que tomar determinada decisão ou atitude, os outros vinham invariavelmente primeiro. Isto passava-se muitas vezes de forma inconsciente, tanto que só há muito pouco tempo me apercebi que era assim que agia. Foi a educação que tive e a forma como cresci. Só que muita coisa mudou. Hoje em dia, não magoando ninguém de forma deliberada, muito menos ignorando os sentimentos dos outros, passei a pensar em mim primeiro. Continuo a tentar ser uma pessoa conciliadora e a não gostar do confronto sem razão, mas eu venho primeiro. Talvez também tenha a ver com o facto de ter começado a gostar mais de mim. A auto-estima nunca foi o meu ponto forte e vivi demasiado próxima de alguém que nunca conseguiu fazer nada para a melhorar. Bem pelo contrário. Hoje sou outra pessoa. Estou rodeada por um novo mundo e começo a tentar dar-me um pouco mais de valor. Felizmente, sinto-me bem melhor assim e tenho a certeza que ainda vou melhorar bastante. Apesar da evolução, acho que só vou estar efectivamente bem, quando o facto de me pôr em primeiro lugar na minha própria vida deixar de me fazer sentir culpa e egoísta. Afinal, se a vida é minha e se a vivo como quero, posso ser a figura principal dela, certo?

Sem comentários: